Sessões Comentadas da longa-metragem Soldado Milhões

No âmbito da estreia da longa-metragem “Soldado Milhões” (12 de Abril), a Ukbar Filmes irá realizar um conjunto de sessões especiais do filme com a participação de vários profissionais de diferentes áreas.

Com estas sessões procuramos  promover a discussão e a partilha de experiências nos múltiplos departamentos da produção cinematográfica, tendo como ponto de partida este filme de ficção realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa (argumento de Mário Botequilha) que ilustra a história do herói português da I Guerra Mundial.

Estas são as sessões que temos previstas e para as quais contamos com o vosso interesse e colaboração:

Soldado Milhões: A Jornada do Herói, com Jorge Paixão da Costa, Gonçalo Galvão Teles João Brás

Jorge Paixão da Costa é o realizador (a par de Gonçalo Galvão Teles) da longa-metragem “Soldado Milhões” e Professor na Universidade Lusófona.  Contribuir para o reconhecimento deste homem singular transformou-se numa prioridade assim que o amigo José Jorge Letria lhe falou nele. João Brás (“Mistério da Estrada de Sintra”, “A Corte do Norte”, “Sangue do Meu Sangue”, “Os Maias”) é um dos mais aclamados montadores portugueses. Construir narrativamente o percurso do protagonista do filme, conhecendo os avanços e obstáculos próprios da Jornada de um Herói é o foco desta Masterclasse.

Soldado Milhões: A Pesquisa e a Escrita, com Mário Botequilha e Cláudia Alves

A partir de relatos e de pesquisa documental nasceu o argumento de “Soldado Milhões”, assinado por Mário Botequilha (argumentista de cinema e televisão e redactor do suplemento Inimigo Público). Pegar numa história e transformá-la num argumento para cinema exige engenho, arte e um profundo conhecimento de dramaturgia cinematográfica. Cláudia Alves, realizadora, participou no desenvolvimento e pesquisa, em estreita colaboração com historiadores e especialistas na I Guerra Mundial. Os factos e a ficção em diálogo permanente.

Compreender como nasce uma história, a partir de relatos e de pesquisa documental, transformando um mito num filme, é o foco desta Masterclasse.

Soldado Milhões: Os Efeitos Especiais, com Jorge Carvalho

Com quase 600 planos pós-produzidos, “Soldado Milhões” entra na galeria dos filmes com maior número de efeitos especiais do cinema português. A técnica, mas também a pesquisa, são garante de um resultado credível e simultaneamente espetacular. Jorge Carvalho coordenou o departamento de efeitos especiais num diálogo permanente com técnicos em Espanha, Inglaterra, Bulgária e Arménia

Mergulhar nos desafios da produção e conhecer as possibilidades criativas face às condicionantes orçamentais e limites de tempo, serão apenas alguns tópicos a abordar nesta Masterclasse.

Soldado Milhões: A Direcção de Arte e o Guarda-Roupa, com Joana Cardoso

A pesquisa bibliográfica, a consulta de especialistas, o rigor e um apurado sentido estético fazem de Joana Cardoso (“A Mãe é que Sabe”, “Al Berto”, “The Man Who Killed Don Quixote”) uma das diretoras de arte de maior prestígio em Portugal. Recriar as trincheiras da I Guerra Mundial, o hospital de campanha ou uma casa do Portugal rural na década de 40 foram desafios que a experiente directora de arte abraçou com entusiasmo e enorme sentido de responsabilidade, apesar dos constrangimentos orçamentais típicos do cinema português.

Soldado Milhões: O Som e a Música, com Pedro Janela

Pedro Janela é um compositor e professor português com particular interesse em bandas sonoras. Discreta mas imersiva, a música original do “Soldado Milhões” dá textura e densidade a uma história já de si muito rica.

Como definir espaços, colorir ambientes e sonorizar paixões e ódios como complemento à imagem, são algumas das questões para as quais Pedro Janela terá seguramente resposta.

As sessões especiais terão lugar nos Cinemas City de Alvalade ou nas Amoreiras ao longo das primeiras semanas de exibição. Estamos neste momento a definir uma sala para o Porto. A reserva deverá ser feita junto da Ukbar Filmes através do e-mail distrib@ukbarfilmes.com ou do telefone 213 149 326. 

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.