• Entrada
  • Eventos
  • Eventos Externos
  • Um Ford 'redescoberto' no Dia Mundial do Património Audiovisual | com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva

Um Ford 'redescoberto' no Dia Mundial do Património Audiovisual | com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva

Um Ford ‘redescoberto’ no Dia Mundial do Património Audiovisual
27 de Outubro | 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro

Como tem acontecido em anos recentes, na data consagrada pela UNESCO como Dia Mundial do Património Audiovisual (27 de Outubro) a Cinemateca leva a cabo uma sessão especial alusiva ao tema, exibindo uma grande obra restaurada e chamando a atenção para a importância do património cinematográfico e da sua salvaguarda.

Este ano, fazemo-lo com a projeção de UPSTREAM, um filme mudo de John Ford longamente considerado perdido até que foi descoberta uma cópia na Nova Zelândia em 2009.

Na próxima terça-feira 27 de outubro de 2015, a Cinemateca irá assim apresentar este filme pela primeira vez nas suas salas, num restauro em cópia digital em sessão com acompanhamento ao piano por João Paulo Esteves da Silva.

Sobre UPSTREAM

Considerado perdido durante décadas, UPSTREAM regressou ao contacto com o público em 2009 quando no arquivo da Nova Zelândia foi descoberta uma cópia de época em suporte de nitrato de celulose.

Realizado em 1927, o filme é um “backstage drama” centrado num triângulo amoroso ambientado no universo do vaudeville nova-iorquino.

Desde a sua redescoberta em 2009, UPSTREAM tem sido considerado como o primeiro filme onde se nota a influência de Murnau no cinema de John Ford, nomeadamente no uso da iluminação e nos enquadramentos de alguns planos.

“É reconhecivelmente um filme de John Ford mas revela um lado do seu trabalho que não se encontra em nenhuma outra das suas obras, ou pelo menos não na forma concentrada que aqui assume”, diz a National Film Preservation Foundation.

UPSTREAM foi descoberto por Brian Meacham, conservador do Academy Film Archive, durante uma visita à Nova Zelândia em 2009, quando lhe foi solicitada ajuda na identificação de algumas cópias originais de filmes mudos americanos.

De acordo com a National Film Preservation Foundation a cópia de UPSTREAM encontrada em 2009 está praticamente completa em relação ao que terá sido o original, faltando apenas alguns metros de película, e tem a duração de 60 minutos.


Sobre o Dia Mundial do Património Audiovisual

Instituído pela UNESCO em 2005 na Assembleia Geral da instituição desse ano, o Dia Mundial do Património Audiovisual foi aprovado com o objectivo de criar uma consciência global para a necessidade de tomar medidas urgentes de salvaguarda do cinema e do audiovisual e sublinhar a importância dos mesmos como parte das identidades nacionais.

Em 2015 o tema do Dia Mundial do Património Audiovisual é: “Arquivos em Risco: proteger as identidades do mundo”.

O dia 27 de outubro remete para a data da adoção da Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento na Assembleia Geral da UNESCO de Belgrado em 1980.


Sobre João Paulo Esteves da Silva

Nascido em Lisboa em 1961, João Paulo Esteves da Silva iniciou muito cedo os seus estudos musicais na Academia de Santa Cecília, tendo ingressado mais tarde no Conservatório Nacional onde, em 1984, obteve o diploma do Curso Superior de Piano com a classificação máxima.

A sua formação prosseguiu no Conservatório de Rueil-Malmaison, em Paris, onde obteve inúmeras distinções, entre as quais Médaille d' Or, Prix Jacques Dupont, Prix d' Excellence e Prix de Perfectionement.

Com intensa atividade no universo do Jazz e na música popular, colaborou com nomes como Fausto, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Mário Laginha, Pedro Burmester e Maria João, entre outros.

Na Cinemateca Portuguesa tem acompanhado ao vivo inúmeros filmes mudos.

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.