Looking China-Mandámos 10 alunos à China fazer 10 filmes em 10 dias
A Universidade Lusófona foi uma das escolas de cinema convidadas para a edição de 2015 do Looking China, uma organização da AICCC (Association for the International Communication of Chinese Culture) e BNU (Beijing Normal University).
Sob a orientação do Professor Gonçalo Galvão Teles, dez alunos da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia, do Mestrado em Estudos Cinematográficos e Programa Essemble, oriundos de Portugal, Brasil, Itália e Bélgica, deslocaram-se à cidade de Qingdao com o objectivo de descobrir a cultura chinesa e retratá-la num documentário de 10 minutos.
Subordinado ao tema “Individual, Family, Nation”, os nossos alunos tiveram 5 dias para filmar e 5 dias para editar 10 documentários, que foram depois apresentados perante uma plateia cheia na cerimónia de encerramento na Universidade de Qingdao.
O resultado? Um convite para participar na edição de 2016 e 10 filmes que podem ser vistos já esta sexta-feira, dia 19 de Junho, às 18h no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.
Eis a lista dos alunos e respectivos filmes:
- "Like a Tree" - Joana Sousa - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia - Trailer aqui
- Sinopse: O documentário curto que tem como tema a cultura familiar tradicional da China e escolhe como ponto de partida as crianças e pessoas mais velhas. Este filme realizado por Joana Maria Sousa ilustra profundamente a herança da cultura familiar Chinesa.
- "Shandong Chefs" - Jacopo Wassermann - Mestrado em Estudos Cinematográficos
- Sinopse: O documentário acompanha a vida profissional e familiar de quatro chefs que trabalham em Qingdao, dedicando-se à cozinha tradicional da região Shandong, procurando perceber porque se tornaram cozinheiros e se ficaram satisfeitos com a sua escolha de vida.
- "The Scent of Laoshan" - Sofia Egipto - Mestrado em Estudos Cinematográficos
- Sinopse: O filme mostra um dia na vida de Jing, uma padeira que trabalha com sua família no distrito de Laoshan. Jing e suas empregadas colhem o famoso chá verde de Laoshan e fazem o típico damantou, um pão cozido à vapor. Na primavera, Jing participa de um concurso que contempla os pães mais originais do distrito. O resultado do trabalho desta mulher são os aromas mais surpreendentes.
- "Yuan Yuan" - Bernardo Lopes - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia - Trailer aqui
- Sinopse: YUAN YUAN retrata a vida de Nina e Li, um casal que vive nos subúrbios de Qingdao mas trabalha no centro da cidade. Com carreiras e um casamento sólidos, têm a sua filha de três anos como o centro da sua vida. Com uma narrativa crhonolófica e linear, YUAN YUAN apresenta este triângulo familiar como uma representação fiel da comunidade desta cidade chinesa e do seu desejo em ultrapassar as dificuldades de se estar separado do que nos é mais próximo e de quem amamos.
- "Smell & Taste" - Tiago Melo Bento - Mestrado em Estudos Cinematográficos - Trailer aqui
- "Chopsticks – Yin & Yang in Qingdao" - Pedro Canavilhas - Mestrado em Estudos Cinematográficos
- "Such is Life" - André Mendes - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia
- "Portraits" - Rita Laranjeira - Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia
- "Dew and Lightning" - Robin Bervoets - Programa Essemble – Luca School of the Arts, Brussels
- "Painting" - Zeno De Ridder Programa Essemble – Luca School of the Arts, Brussels