O cinema está vivo no ensino superior!

2º Congresso FECA - Federação de Escolas de Cinema e Audiovisual 

O cinema está vivo no ensino superior! 

Sob o tema Tendências e Conteúdos Cinema e Audiovisual decorreu no passado dia 12 de março o 2º Congresso FECA, que reuniu online um conjunto de conferencistas que partilharam a sua visão, conhecimento académico e profissional com cerca de 200 participantes. 

Registou-se assim uma forte adesão de estudantes, docentes e interessados, reflexo do papel dinamizador da FECA, que tem procurado, num espírito de cooperação entre as instituições de ensino superior, o desenvolvimento da formação e da investigação nas áreas do Cinema e do Audiovisual. 

O Congresso arrancou com Marta Pérez Pereira, professora doutorada da Faculdade de Ciências da Comunicação de Santiago de Compostela, que partilhou a sua experiência de lecionação e investigação no cinema e no audiovisual, com uma abordagem ao pensamento feminista no cinema. 

A integração dos estudantes no meio profissional teve um especial destaque com as intervenções de Fernando Vasquez, Diretor de Programação do festival FEST e de Diana Roquette, Produtora e Diretora de Casting de Agente a Norte

Retomando o tema do Congresso, tendências e conteúdos no cinema e audiovisual, os participantes puderam tomar contacto com toda a problemática das co-produções em cinema, da produção de conteúdos para plataformas e  do papel dominante das tecnologias web e da influência dos jogos, oportunidades e desafios, com as intervenções de Rodrigo Areias, Realizador e Produtor Bando À Parte, João Vasconcelos Diretor Executivo do Canal 180º e Celestino Alves, Vice-Presidente para a Comunicação e Marketing, da ENSICO.

O Congresso encerrou com a intervenção de Susana Costa Pereira Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável pelo Subprograma MEDIA Europa criativa – programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo. Uma oportunidade para as escolas, na modernização tecnológica dos seus recursos e no apoio aos projetos fílmicos dos seus estudantes. 

 

Organização - Federação das Escolas de Cinema e Audiovisual (FECA) www.feca.pt 

Coordenação e Produção - Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) www.esmad.ipp.pt  

  • Created on .
  • Last updated on .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.