Giannalberto Bendazzi - uma vida dedicada à animação

Morreu Giannalberto Bendazzi, o homem que deu uma história ao cinema de animação. Em 2019, aquando da organização do 31º Congresso Internacional da Society for Animation Studies (SAS), a Universidade Lusófona agraciou-o com o título de Doutor Honoris Causa reconhecendo e destacando todo o seu percurso académico em prol dos estudos sobre animação. Nesse 20 de Junho estavam reunidas as condições para o homenagear condignamente: uma comunidade académica internacional atraída pelo tema do Congresso “Animation is a Place” organizado pelo docente de Animação Digital Pedro Serrazina e sobretudo uma comunidade de amigos que tanto lhe devem não só pelo que ele lhes transmitiu, mas também pela amizade e pelas histórias partilhadas. Giannalberto era “bigger than life” com uma facilidade de expressão em várias línguas e com uma energia tremenda que “deu novos mundos ao mundo” do cinema de animação, para usar a mesma expressão que usou no seu discurso de agradecimento referindo-se a Portugal.

Pierre Floquet, seu padrinho académico na cerimónia, no seu discurso de elogio resumiu assim a importância de Bendazzi: “é popularmente reconhecido pela sua antologia Cartoons: 100 anos de cinema de animação, que se tornou um livro de referência assim que foi lançado em 1994. Atrevo-me a dizer que todos nós, dentro dos estudos de animação, possuímos uma cópia deste livro, cujo impacto deve ser alargado aos três volumes de Animação - uma história mundial, publicada há três anos. Estes volumes ancoram a presença sempre duradoura de Bendazzi (...) como um farol (...). [O] o seu sorriso generoso e a sua postura imponente e amigável a par da sua aura científica inspiradora” deixarão um vazio difícil de preencher. Tal como Floquet referiu, “para a SAS, e, mais ainda, para cada académico preocupado com a animação, Giannalberto Bendazzi não só se tornou um irmão ou um mestre, mas também, de certa maneira, um pai espiritual.”

Os estudos de animação perderam uma referência, mas nós, animadores e docentes do curso de animação, temos o privilégio de ficar com a sua obra, as suas histórias e, essencialmente, a memória de um homem apaixonado pelos filmes, pela vida, generoso com os seus pares e de um entusiasmo inspirador.

  • Created on .
  • Last updated on .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.