FilmEU presente no Workshop CineDesk

Decorreu entre os dias 8 e 10 de Fevereiro, na Zurich University of the Arts ZHdK, o CineDesk Workshop para membros do corpo docente e liderança de instituições educativas acreditadas pelo GEECT / CILECT.

Este workshop foi organizado por Chantal Haunreiter, Manuel Hendry, Valentin Huber, Christian Iseli, Kristina Jungic e Norbert Kottmann que são professores e investigadores na ZHdK. Teve a participação de quatro escolas da Aliança FilmEU, a Universidade Lusófona, o IADT, a BFM e a LUCA. Estiveram ainda participantes da The Steve Tisch School of Film & Television (Tel-Aviv University), da Internationale Filmschule Koln (Colónia, Alemanha), da Hong Kong Academy for Performing Arts, da University of the Arts London, da Griffith Film School (Brisbane, Austrália) e do Department for Film da University of Nevada, Las Vegas.

Da Universidade Lusófona foram participantes os professores Filipe Roque do Vale e Phil Lopes.

O Cinedesk é o resultado de um projeto de investigação desenvolvido no Immersive Arts Space da ZHdK.

É um sistema de simulação e pré-visualização cinematográfico em contexto pedagógico. Pode ser encarado como uma ferramenta de ensino de realização e linguagem cinematográfica, mas também como uma ferramenta de pré-visualização e planificação em ambiente colaborativo.

Integra tecnologias que ligam a produção cinematográfica e sistemas multimédia centrados no motor de jogo “Unreal” da empresa Epic.

O desenvolvimento e o ambiente de trabalho permitem a colaboração entre cinema e videojogos e utiliza um conjunto de tecnologias que se têm demonstrado como transformadoras e que estão na base de conceitos como a produção virtual e in camera visual effects.

A Universidade Lusófona estará atenta a desenvolvimentos tecnológicos nestas áreas de impacto profundo na produção cinematográfica e estuda a possibilidade de participar numa aliança de escolas que utilizam e desenvolvem a CineDesk.

  • Created on .
  • Last updated on .

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.