Lusófona colabora com Museu do Oriente
Universidade Lusófona colabora com Museu do Oriente para exposição sobre Festividades do Japão a inaugurar em Maio de 2023
Professores, alunos e investigadores do Departamento de Cinema e Artes dos Media e do CICANT – Centro de Investigação em Cultura, Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona estão a produzir os conteúdos audiovisuais que fazem parte da nova exposição permanente do Museu do Oriente que abre as portas ao público a 18 de Maio de 2023. Com o tema Festividades do Japão, os vídeos produzidos pela Lusófona incluem um vídeo de animação inspirado no mito da deusa do Sol Amaterasu e três curtos vídeos do yokai Kappa, uma popular personagem do folclore Japonês. Este conjunto de conteúdos vídeo inclui ainda a recriação de uma dança de purificação das sacerdotisas xintoístas (Miko Mai) e a recriação da transformação de uma mulher-serpente (Kiyohime), mais uma conhecida personagem do folclore Japonês.
Entre os testemunhos recolhidos para esta nova exposição, conta-se uma breve entrevista com o actual embaixador do Japão em Portugal. Os vídeos com testemunhos têm versões legendadas em Português, em Inglês e, ainda, em Língua Gestual Portuguesa. A coordenação-geral da produção audiovisual é da responsabilidade de Célia Quico, sendo os vídeos de animação realizados por Pedro Sousa e os vídeos “live-action” realizados por Anastasiya Maksymchuk. A música e sonoplastia dos vídeos é de João Alves. Este projecto especial conta ainda com a colaboração de José Neves, como consultor em soluções de acessibilidade. A produção dos vídeos “live action” contou ainda com a participação de diversos alunos de mestrado em Estudos Cinematográficos e doutoramento em Arte dos Media. Este projecto especial enquadra-se no protocolo de colaboração assinado em finais de 2022 entre a Universidade Lusófona e o Museu do Oriente.
- Created on .
- Last updated on .