Masterclass e Workshop de Game Studies por Jacopo Wasserman
Nos dias 11 e 18 de Abril o nosso alumni de Estudos Cinematográficos Jacopo Wassermann deu uma masterclass aos alunos da Licenciatura de Videojogos.
Jacopo Wassermann terminou o mestrado em Estudos Cinematográficos na Universidade Lusófona com uma dissertação sobre adaptações de videojogos ao cinema. Foi autor e realizador de várias curtas-metragens exibidas em Turim, Lisboa, Los Angeles, Pequim e Kolkata. Trabalhou para a companhia de produção cinematográfica Ukbar Filmes, tendo participado como assistente de produção em curtas e longas-metragens, incluindo The Man Who Killed Don Quixote (2018) de Terry Gilliam. Em 2015, fez parte do júri dos Venice Days Awards.
Masterclass e Workshop de Game Studies por Jacopo Wassermann
A existência de uma relação privilegiada entre cinema e videojogos é um truísmo inescapável, raramente questionado, tanto pela academia, como pelos utilizadores. No entanto, o assunto está longe de ser incontestável. Assumindo que seja efetiva, de que relação se trata e qual a sua medida verdadeira? Será apropriado conceber videojogos servindo-se de conceitos pertencentes à teoria cinematográfica? Serão as estéticas videolúdica e cinematográfica compatíveis?
Ao longo desta masterclass, estas e outras perguntas serão abordadas num diálogo aberto com os participantes, a fim de aperfeiçoar a sua compreensão das especificidades dos dois media.
A conversa versará sobre os seguintes temas:
- Estudos cinematográficos e game studies, duas disciplinas em confronto
- Semelhanças e diferenças no uso da narrativa, personagem, ecrã e plano
- Mitos e verdades sobre a relação estética entre os dois media
- A história económica e industrial da relação entre cinema e videojogos
- Estudo de casos: tie-in e remediação