Docente de DCAM desafia José Pacheco Pereira em Performance Sonoluminescente
Jonas Runa desafiou José Pacheco Pereira para participar na performance Reunion XXI. Jonas Runa vs José Pacheco Pereira, que apresentará duas novas obras sonoluminescentes do artista: Reunion XXI e ‘Oumuamua. As duas instalações estão interconectadas e são reactivas às acções dos performers.
A performance recorre a uma partida de xadrez sónica e luminosa, na qual as jogadas activam composições de som e luz. Assim, ao invés de uma experiência fechada e repetível, o resultado vive à mercê da incerteza, da forma aberta, da imaginação, e do desconhecido.
O evento celebra os 50 anos de Reunion, uma performance colaborativa concebida por John Cage, que contou com a participação de Marcel Duchamp e Teeny Duchamp; e com a música electrónica de David Behrman, Gordon Mumma, David Tudor e Lowell Cross; realizada a 5 de Março de 1968 no Ryerson Theatre, em Toronto, no Canadá.
A performance marca a finissage da exposição O que faz falta é agitar a malta e anuncia a próxima exposição a decorrer na Associação Cultural Ephemera: No tempo em que a vanguarda não era reacionária é uma exposição com obras inéditas de Jonas Runa, inspirada na vida e obra de Jorge Lima Barreto - não uma homenagem, mas uma forma de encarar o mundo com o mesmo espírito de liberdade.
Reunion XXI. Jonas Runa vs José Pacheco Pereira
20.07.2018 – 21:30
Ephemera
Rua 48, Armazém 3, Baía do Tejo, Parque Empresarial do Barreiro