Lançamento Revista Propeller # 3
LANÇAMENTO
PROPELLER #3 PROPAGANDA
20 Fevereiro 18:00 > 21:00 A Padaria do Povo
Coordenação / Coordination Sofia Silva
Conselho Editorial / Editorial Board Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim, Rodrigo Tavarela Peixoto, Valter Ventura
Apoio / Support Andreia Páscoa.
Autores / Authors Andy Mattern, As Toupeiras, Borja Larrondo & Diego Sánchez, Brian Frank, Cameron Lamothe, Daniel Blaufuks, Diogo Simões, Discipula, Ignasi Abali, João Pina, João R. Ferreira, Laura Chen, Marcelo Brodsky, Margarida Gouveia, Mauro Restiffe, Nuno Perestrelo, Pete Brook, Peter Bohler, Sara & André, Teresa Flores, Tim Hussin, Rodrigo Tavarela Peixoto, Teresa Flores e Victor del Rio.
Por propaganda entende-se a associação e/ou manipulação de alguns aspectos da realidade, com a finalidade de promover ideias ou doutrinas. Não temos a intenção de sugerir que a fotografia contemporânea se presta a este serviço. Contudo, notamos que nas últimas décadas, particularmente no campo do documental, a fotografia tem revelado algumas tendências que evocam a mesma estratégia linguística e demagógica que sustenta a propaganda política, i.e., toda a manipulação de ideias com potencial impacto naquilo que se entende por “bem comum”.
Cada vez parece mais evidente que a arte contemporânea, no Ocidente, não só problematiza a realidade, como vê nesse questionamento uma temática (obrigatória e necessária). Este compromisso com o real levanta algumas questões, nomeadamente: Como é que a arte pode tratar a realidade e ao mesmo tempo manter-se autónoma das condições moralizantes de uma realidade partilhada? De que modo a subjetividade das narrativas criadas pelas obras de arte se emancipam da retórica institucionalizada pela cultura vigente?
Sofia Silva, excerto do Editorial
O número #3 da Propeller tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian
ENTRADA LIVRE
A Padaria do Povo
R. Luís Derouet 20A
1350-135 Lisboa
Informações
helice@helice.pt / 967 209 639