Artista ORLAN visita Lusófona
Depois de Nan Goldin em 2022 e Sara Driver em 2023, a convidada do Multiplex deste ano é Orlan, performer, artista multimédia e feminista francesa nascida em 1947.
ORLAN cruza diferentes práticas disciplinares como a pintura, a escultura, a fotografia e o vídeo, além da instalação e da performance. Internacionalmente reconhecida desde a década de 70, as cirurgias estéticas que realizou na década de 90, tornadas performances públicas, rituais e momentos de afirmação de statements feministas e de liberdade, relançaram a atenção sobre a artista num momento de reflexão sobre os limites do corpo, a tecnologia e a bioética. Atualmente desenvolve investigações no campo dos media digitais, robótica, inteligência artificial e biotecnologia.
Teve uma exposição, "Les femmes qui pleurent sont en colère" dedicada às suas imagens digitais no Museu Picasso, em Paris, em 2022. E uma exposição retrospetiva no SESC de São Paulo (Brasil), em 2023.
O Multiplex 2024 inclui duas conferências de ORLAN na Universidade Lusófona, um ciclo retrospetivo dos seus filmes no Batalha Centro de Cinema (Porto) e um screening (Lisboa) seguido de um debate entre ORLAN e o curador francês Yannick LeGuillanton.
O evento dia 17 de Maio às 15h, será transmito no canal do Youtube do FilmEU.
No Cinema Fernando Lopes (Universidade Lusófona) a entrada é gratuita (mediante lotação da sala).