Diretor do DCAM publica artigo sobre educação na Europa

Manuel José Damásio, coordenador da FilmEU, publicou o artigo Perspectives on the Future of Film Education in Europe, com foco no modelo pedagógico Samsara, implementado no âmbito da FilmEU European University.
O artigo analisa como as mudanças tecnológicas, sociais e institucionais, como a realidade virtual e aumentada, a inteligência artificial e as alterações nos comportamentos das audiências, estão a transformar tanto o meio cinematográfico quanto os métodos utilizados na educação em cinema.
Defende a necessidade de passar de um ensino sobre cinema para um ensino através do cinema, apresentando a FilmEU como um modelo trans-europeu e interdisciplinar para a educação nas industrias criativas. O modelo Samsara é introduzido como uma abordagem orientada por projetos, que combina formação técnica com literacia mediática e pensamento crítico.
O artigo explora como iniciativas como a FilmEU podem ajudar as escolas de cinema a adaptarem-se às transformações contínuas nas indústrias culturais e criativas.
Leia o artigo completo aqui.