EPIC-WE Game Jam
A terceira edição da Óbidos Cultural Game Jam arrancou no dia 4 de fevereiro, reunindo estudantes da Universidade Lusófona e da Escola Secundária Josefa de Óbidos. Esta iniciativa promove a criatividade, a colaboração e a exploração cultural através da criação de jogos interativos.
Durante a manhã, os participantes envolveram-se em diversas atividades e workshops. Assistiram a uma sessão sobre a utilização da ferramenta Twine, orientada por Wilson Almeida, responsável pela game jam, e participaram numa visita guiada à histórica vila de Óbidos com Bruno Silva, da Câmara Municipal de Óbidos. Esta visita proporcionou uma visão sobre a rica história da vila e a sua ligação à Revolução dos Cravos. Além disso, os estudantes receberam a missão de recolher objetos específicos para uma atividade da tarde com a Professora Inês Marques (UL).
A tarde foi dedicada a dois workshops criativos que visaram desenvolver competências artísticas e colaborativas. A Professora Inês Marques orientou um exercício de criação de imagens através do teatro de sombras, enquanto o Professor Hugo Barata dinamizou uma atividade de grupo focada no reforço do trabalho em equipa, comunicação e criatividade. No final do dia, os participantes refletiram sobre as aprendizagens e resumiram as suas experiências em palavras-chave como “Unidade”, “Revolução”, “Cooperação” e “Igualdade”.
Este evento faz parte do projeto EPIC-WE (Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments), uma iniciativa financiada pelo programa Horizonte Europa e integrada no FilmEU Cosmos. O EPIC-WE tem como objetivo capacitar os jovens para participarem ativamente na construção da cultura europeia e do seu próprio futuro, através da imaginação, criação e partilha de valores culturais e património através da criação de jogos.
Fiquem atentos para mais novidades sobre os resultados desta game jam e os projetos inovadores desenvolvidos pelos participantes!
Sabe mais sobre o projecto em epic-we.eu