PROJECT ROOM - Mestrado em Fotografia 2024
Esta proposta expositiva da FO:RCE (Fotografia: Reflexão, Criação e Ensino) procura abrir um espaço para a experimentação artística dos projetos autorais de alunos e alunas do Mestrado em Fotografia. A prática de tornar públicos os resultados das investigações práticas desenvolvidas pelos estudantes, através de apresentações coletivas e publicações, tem sido constante e crescente no contexto dos cursos virados para a prática das artes visuais, plásticas e gráficas, da Universidade Lusófona; o que esperamos iniciar com este ciclo de exposições abertas à comunidade em geral e académica e artística em particular, são momentos de foco: mais do que mostrar trabalhos em contexto coletivo, a exposição de um único projeto ou trabalho dá a ver um processo de reflexão e produção prática de forma mais concentrada.
Neste sentido, a FO:RCE (Fotografia: Reflexão, Criação e Ensino) tem o prazer de dar a conhecer os projetos de alunos e alunas de 2º ano do Mestrado em Fotografia, percorrendo alguns questionamentos em torno da valência da imagem fotográfica enquanto forma autónoma de construir um pensamento expressivo. O curso foi desenhado para proporcionar uma formação exigente, orientado para a prática autoral e artística, desenvolvendo competências técnicas, criativas e de investigação no campo alargado da expressão fotográfica. A sua estrutura curricular equilibra formações práticas, teóricas e artísticas avançadas e momentos imersivos de desenvolvimento em espaço de residência artística, fomentando a experimentação, reflexão e pensamento.
Beatriz Banha (1995, Évora) licenciou-se em Fotografia pela Universidade Lusófona (2019). Em 2021 foi uma das participantes do festival Circulation(s) em Paris e finalista na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira. Entre 2020 e 2021, ingressou no Curso de Projecto do Atelier de Lisboa, resultando na exposição “Duas Águas” n’A Ilha em Lisboa. Expôs individual e colectivamente, sendo de destacar, “There is nothing old under the Sun” na Galeria da Estação em Braga (2022), “Chão” no Salto com curadoria da Purga (2023) e "Too Much of a Good Thing, 10 anos da XYZ”, n’A Ilha, Lisboa (2023). Vencedora da 2ª edição do "Prémio Livro de Fotografia" pela Associação Arte deste Século, participou na publicação "Lisboa Mesma Outra Cidade", coordenada por Catarina Botelho e David-Alexandre Guéniot, Ghost Editions, 2023