Delli e Delli Press: Design como prática crítica, pedagógica e editorial

A Biblioteca de Arte Gulbenkian destacou recentemente, na sua secção Projetos e Parcerias, o trabalho desenvolvido no âmbito do Delli — o programa que integra a Licenciatura em Design de Comunicação e o Mestrado em Design da Universidade Lusófona — e da sua vertente editorial, a Delli Press. Este reconhecimento sublinha a importância de um projeto que cruza ensino, prática e pensamento crítico em design.
No Delli, a progressão no modelo de ensino-aprendizagem constrói-se a partir da experimentação prática, da troca entre estudantes e docentes e das ligações com as comunidades onde o design intervém. Mais do que uma formação técnica, estes cursos afirmam o design como um campo de atuação e reflexão profundamente enraizado nas preocupações com o futuro das sociedades contemporâneas.
A Delli Press surge como uma extensão natural dessa visão pedagógica. Trata-se de uma chancela editorial independente, que promove publicações colaborativas e experimentais, envolvendo alunos, professores e especialistas externos, convidados para workshops temáticos e eventos editoriais. A publicação é aqui entendida como ferramenta pedagógica, veículo de criação, de reflexão e de posicionamento crítico.
O impacto do Delli e da Delli Press é visível: promovem novas abordagens ao ensino do design, reforçam a ideia de que se aprende fazendo e pensando em simultâneo, e oferecem aos estudantes uma plataforma para explorarem a sua voz autoral e criativa.
Com o objetivo de sair da academia e dialogar com os desafios do mundo real, o Delli assume-se como uma prática educativa comprometida com a transformação, que prepara os alunos para atuarem como autores críticos num mundo em constante mudança.