De 12 de outubro a 9 de novembro de 2024, a Galeria PASSEVITE em Lisboa acolhe a instalação artística "This is the time, and this is the record of the time", de Natalie Woolf e Pedro Serrazina.
A frase que dá nome à exposição foi cantada por Laurie Anderson em 1982, num esforço para capturar um momento antes de um desastre iminente, como se quisesse congelar o tempo diante do caos. Agora, Lisboa, uma cidade excessivamente amada, encontra-se suspensa entre a superficialidade do presente e o desaparecimento de antigas identidades.
Nesta instalação, a ocupação extrema da cidade gera comportamentos absurdos, que refletem tanto o Surrealismo quanto a Sociedade do Espetáculo. O populismo mediático e a invasão promovida pelas políticas atuais e pelas companhias aéreas de baixo custo transformaram as ruas numa celebração desenfreada do presente. Existe uma fratura na responsabilidade social, no autocontrolo e na etiqueta, e a instalação procura refletir sobre esta tensão, onde cada um tenta preservar o que considera precioso.