Eventos do Departamento de Cinema e Artes dos Media

LISBON 17-21 JUNE 2019 31ST SOCIETY FOR ANIMATION STUDIES CONFERENCE

ANIMATION IS A PLACE

For over a century, the art of the moving image has captured and reconstructed our surroundings, simultaneously reassuring and questioning our perception(s) of the real.

Under the theme ANIMATION IS A PLACE, the 31st SAS conference aims to celebrate animation as one of the most vital contemporary forms of visual expression.

We invite practitioners and scholars to address animation as a privileged space within the realm of the moving image, a unique position that allows animators to not only create imaginary worlds but also, importantly, to look at and challenge the world we live in.

Using Lisbon's Atlantic position and its historical place between Europe, the Americas, North Africa and the routes to the East, as an opportunity to further enhance the cultural reach of the SAS, we want to discuss animation in a contemporary context.

In an age of contrasting globalization and the rise of separatist ideologies, we encourage potential delegates to celebrate animation's transdisciplinary nature by focussing on its cultural diversities and issues of local distinctiveness, with geography and location as an underpinning general theme.

Although we welcome submissions on any topic within the field of Animation Studies, this year we particularly welcome a focus on animation practice and theory as a reflection of its time and place, as a tool of cultural expression, and invite proposals to respond to a wide range of topics:

THE IMPACT OF GEOGRAPHY AND/OR CULTURAL IDENTITY ON ANIMATION PRODUCTION

INDEPENDENT ANIMATION: CASE STUDIES

GLOBALISATION AND THE RISE OF INTERNATIONAL CO-PRODUCTIONS: A PLATFORM TO SUSTAIN SMALL INDUSTRIES OR A HOMOGENIZING AGENT OF AESTHETICS AND CONTENT?

TEACHING AND LEARNING: AN EDUCATION IN ANIMATION AND ANIMATION IN EDUCATION

SPATIAL CONSTRUCTIONS: ANIMATION, ARCHITECTURE, AND PLACE

EXPANDED ANIMATION, BEYOND THE SCREEN: PUBLIC SPACE, INSTALLATION, EXHIBITION...

PRACTICE-BASED ANIMATION RESEARCH

DOCUMENTARY ANIMATION

ANIMATION AS THERAPY

ANIMATION AND GENDER, GENDERED GEOGRAPHIES

SONIC LANDSCAPES – SOUND AND COMPOSITION IN ANIMATION

CROSS-DISCIPLINARY AND INTERDISCIPLINARY APPROACHES TO ANIMATION, INCLUDING SOCIOLOGICAL AND ANTHROPOLOGICAL PERSPECTIVES

More information here.

Neuro Game Jam - Licenciatura de Videojogos e Fundação Champalimaud

Evento Neuro Game Jam 

 

Entre 11 a 13 de Maio de 2018, em 48h non-stop, decorreu a Neuro Game Jam nas instalações da Universidade Lusófona, tendo sido organizada pela licenciatura de Videojogos e Fundação Champalimaud em formato de competição com 800€ de prize money.

A Neuro Game Jam foi o primeiro evento em Portugal a reunir neurocientistas e desenvolvedores de jogos. Neurocientistas e Game Developers desenvolveram ambientes interactivos com o objectivo de responder a um conjunto de questões, focadas na precisão, capacidade analítica, emoção, imersão e entretenimento,

O resultado desta colisão entre neurocientistas e desenvolvedores de jogos, foi uma importante amostra de demos que permitiu recolher na acção de jogar dados cientificamente informativos.

 

Organização:

Wilson Almeida

Filipe Costa Luz (Universidade Lusófona)

Guatam Agarwal (Fundação Champalimaud)

Tiago Quendera (Fundação Champalimaud)

 

http://neurogamejam.com/

https://www.facebook.com/neurogamejam/

 

pack

Masterclass Videojogos 11 de Maio 2018 - 10h-13h - Sala D.1.11

Título: De local para o mundo: Online no Strikers Edge

 

Resumo: 

Adicionar multiplayer online ao Strikers Edge foi um desafio enorme.

Nesta masterclass vamos abordar como é que esse módulo funciona, e qual foi a viagem entre a ideia e o resultado final, abordando os vários problemas como adaptar um jogo que não tinha sido criado para o online, arquitectura de rede, escolha de um middleware e de infraestrutura de rede e estratégias de minimização de latência.

 

Bio: 

Diogo de Andrade tem vindo a trabalhar em jogos desde os 10 anos de idade, começando com o ZX Spectrum, depois no Commodore Amiga e finalmente no PC.

Formou-se em Engenharia Informática (especialização em programação de TI e especialização em computação gráfica) em 2000, no Instituto Superior Técnico (Lisboa). Os últimos dois anos de sua graduação também foram ocupados com vários trabalhos profissionais e de pesquisa e desenvolvimento em várias empresas, incluindo seus primeiros jogos comerciais mais a sério.

Depois de se formar, ele trabalhou em títulos educativos / infantis e em integração de sistemas para telecomunicações. Em 2004, ele co-fundou duas empresas: a Spellcaster Studios, um estúdio de desenvolvimento de jogos, e a Widecast Technologies, que desenvolveu o software de TV Digital e spoolers PSI / SI.

Ele vendeu as empresas em 2010 e foi trabalhar na Divitel B.V., um integrador de sistemas com sede na Holanda, trabalhando como Chief Software Architect e engenheiro de implementação de todos os produtos relacionados com software.

Em 2016, ele voltou ao desenvolvimento de jogos juntando-se à equipe da B5 Studios / Biodroid Pocket Studio para vários protótipos e depois juntou-se à Fun Punch Games em 2017 para trabalhar no "Strikers Edge”, jogo de batalha de arena multiplayer, vencedor da primeira edição dos Prémios Playstation em Portugal, recentemente lançado em Janeiro de 2018.

Actualmente, continua na Fun Punch Games, a trabalhar em projetos ainda por divulgar.

Neuro Game Jam Universidade Lusófona 11-13 de Maio de 2018

Neuro Game Jam é a primeira game jam em Portugal que junta neurocientistas a criadores de jogos.

Ambos desenvolvem ambientes interactivos, os Neurocientistas fazem-no enquanto experiências para dar resposta a várias questões focando-se nas capacidades analíticas e precisas dos videojogos, enquanto os Criadores de Jogos concentram-se em proporcionar experiências imersivas e emocionantes aos seus jogadores.

O que acontece quando estes dois mundos se juntam?

A Neuro Game Jam convida ambas as comunidades a criar videojogos para serem usados ​​em verdadeiras experiências comportamentais que sejam cientificamente informativas, ao mesmo tempo imersivas e cativantes para os participantes.

Convidamos-te a ti e aos teus amigos para um fim de semana de colaboração, de 11 a 13 de Maio na Universidade Lusófona.

Mais informações aqui.

Oficinas criativas + Dia Aberto no Museu Bordalo Pinheiro, com Universidade Lusófona - 13 de Outubro 2017

DIA ABERTO ÀS UNIVERSIDADES

13 de outubro

 

No dia 13 de outubro, entre as 9h30 e as 18h00, o Museu Bordalo Pinheiro abre portas a todos os estudantes que pretendam participar nas oficinas, mostras e visitas guiadas de um programa diversificado que alia tecnologias digitais, novas formas de expressão artística e conhecimento da obra de Bordalo Pinheiro. O Dia Aberto às Universidades resulta de uma parceria entre o Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona no âmbito do projeto In_Nova MusEUm.

In_Nova MusEUm é um projeto internacional, financiado pela Comissão Europeia, que o Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona integram, juntamente com museus da Albânia, Grécia, Itália e Suécia. O objetivo do projeto é desenvolver e testar iniciativas para atrair a museus fora das grandes cidades, ou na periferia dos grandes centros urbanos, novos públicos através da multisecular relação da arte com a gastronomia. A arte de Bordalo Pinheiro é prolífera em obras que evocam comida e gastronomia, desde as célebres cerâmicas a menus de banquetes. O Dia Aberto às Universidades insere-se no objetivo de atrair ao museu o principal público-alvo de In_Nova MusEUm, as pessoas entre os 18 e os 35 anos.

O Dia Aberto às Universidades encerra o conjunto de iniciativas que tiveram lugar ao longo de 2017, no âmbito deste projeto. A Universidade Lusófona preparou oficinas de impressão 3D e impressão direta, sessões de filmes 360º, documentários feitos com smartphone, e demonstrações de filmes realizados no curso de animação digital. Os eventos e exibições decorrerão em diferentes espaços do Museu Bordalo Pinheiro, que oferece visitas guiadas ao longo da tarde.

Para animar a festa, à hora de almoço, as mascotes Zé Povinho e Bordalo Pinheiro passeiam-se pelo Jardim do Campo Grande. Prometem boa-disposição e guiar todos os interessados até ao museu. É também objetivo desta iniciativa desvendar aos estudantes do campus universitário do Campo Grande um espaço cultural de excelência a que podem sempre regressar, bebendo da inspiração e do talento de Rafael Bordalo Pinheiro.

 

cine clube

CINECLUBE 

Departamento de Cinema e Artes dos Media

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 

1º semestre, ano lectivo 2017-2018

em colaboração com: 

 

ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual

Terratreme Filmes

Rosa Filmes

 

Programação:

 

Outubro

4, quarta-feira

*Auditório Agostinho da Silva, 18h30

[Master DocNomads]

— «Judgment in Hungary», Eszter Hadju (2013, 108’)

com a presença de Eszter Hadju 

 

12, quinta-feira

*Auditório Agostinho da Silva, 14h00-18h30

[Master KinoEyes] [em colaboração com Rosa Filmes] 

— «A Morte de Luís XIV», Albert Serra (2016, 115’) [produção Rosa Filmes]

com a presença de Albert Serra [Master Class]

 

18, quarta-feira 

*Sala do ICA, 17h30

[notícias da Terratreme]

— «Uma Rapariga da Sua Idade», Márcio Laranjeira (2014, 85’) [produção Terratreme Filmes]

com a presença de Márcio Laranjeira

 

25, quarta-feira

*Sala do ICA, 16h00

[notícias da Terratreme]

— «A Fábrica de Nada», Pedro Pinho (2016, 173’) [produção Terratreme Filmes]

com a presença de Susana Nobre enquanto produtora do filme

  

Novembro

8, quarta-feira

[notícias da Terratreme]

*Sala do ICA, 17h30

— «Vida Activa»(2013, 93’) «Provas, Exorcismos»(2015, 25’), Susana Nobre [produção Terratreme Filmes]

com a presença de Susana Nobre

 

15, quarta-feira

*Sala do ICA, 18h00

[notícias da Terratreme]

— «Nyo Vweta Nafta», Ico Costa (2017, 22’) [produção Terratreme Filmes]

com a presença de Ico Costa

 

29, quarta-feira 

*Sala do ICA, 18h

— «Cosmos», Andrej Zulawski (2015, 103’) [produção Leopardo Filmes]

  

Dezembro

6, quarta-feira 

*Sala do ICA, 17h30

— «Montanha», João Salaviza (2015, 90’) [produção Filme do Tejo II]

 

Licenciatura em Artes Dramáticas - Formação de Atores - Exercício final de Prática Profissional I - Prof. Jorge Pinto

Na próxima sexta dia 27, às 15h, é apresentado no Mosteiro de São Bento da Vitória - com o apoio do Teatro Nacional de S. João - o exercício de final de semestre da disciplina Prática Profissional I (Prof. Jorge Pinto). 

Neste exercício os alunos apresentam o resultado do trabalho efectuado durante o semestre sobre algumas obras de Moliére.

Contamos com a sua presença. A entrada é livre.

Departamento de Cinema e Artes dos Media esteve na Expo Sync

O Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona marcou presença na EXPO SYNC LISBOA – Salão das Tecnologias Audiovisuais e Musicais, Fotografia e Multimédia.

Este é um novo evento não só para Profissionais e Escolas, mas também aberto ao grande público com interesse nas tecnologias de consumo, som e imagem.

Durante os dias 20, 21, 22 e 23 de Outubro, todos os participantes tiveram a oportunidade de assistir a conferências, masterclasses e workshops nas áreas da  Fotografia, Vídeo e Cinema,  Produção  Musical,  Som & Iluminação, Comunicação Visual, Televisão e Multimédia.

IMG 5370 short

IMG 5371 v2