PlayStation abre candidaturas para a 2ªedição dos Prémios PlayStation em Portugal

Lisboa, 26 de julho de 2016 – Depois do êxito da primeira edição, os Prémios PlayStation® regressam com novas oportunidades para os developers portugueses.

A PlayStation® lança a segunda edição desta iniciativa inédita de apoio ao desenvolvimento de videojogos em Portugal e desafia os jovens portugueses a apresentarem os seus projetos, oferecendo ao vencedor a possibilidade de ver o seu jogo publicado para PlayStation®4.

Entre 25 de julho e 21 de setembro, todos os estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100.000 € em 2015 poderão candidatar-se à iniciativa.

Todos os candidatos terão de apresentar uma equipa de projeto composta por, pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista.

Os 20 projetos que passarão à fase final serão conhecidos a 11 de outubro e os respetivos projetos terão a oportunidade de serem apresentados ao júri da iniciativa e à imprensa especializada, num evento em novembro.

O grande vencedor será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation® em janeiro 2017.

Na primeira edição, mais de 50 equipas apresentaram os seus projetos para os Prémios PlayStation.

Strikers Edge, do estúdio Fun Punch, foi o grande vencedor do desafio e venceu também o Prémio PlayStation® da Imprensa.

Strikers Edge é um frenético jogo de combate multijogador de arcada onde os jogadores lutam contra guerreiros anciões e será lançado na PS4® ainda este ano.

Além dos prémios atribuídos ao Melhor Jogo, a equipa de Strikers Edge teve a oportunidade de apresentar o jogo no lançamento do programa PlayStation®Talents e ainda de estar presente na maior feira de tecnologia e entretenimento do mundo, a E3, em Los Angeles.

Os Prémios PlayStation® estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal

  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016

Categorias Secundárias

  • Prémio PlayStation® para Jogo mais Inovador
  • Prémio PlayStation® para Melhor Arte
  • Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®
  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil
  • Prémio PlayStation® da Imprensa 

O projeto vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016 em Portugal terá acesso a:

  • Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo
  • Kits de desenvolvimento PS4®
  • Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa
  • Publicar o seu videojogo para PS4® na PlayStation® Network
  • Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000€

As candidaturas terão de ser submetidas em premiosplaystation.com até ao dia 21 de setembro, e têm de incluir:

  • Um vídeo de apresentação do jogo, com um máximo de 5 minutos de duração
  • O documento de Concept Design (em formato PDF, sem limite de páginas)
  • Os CVs dos membros da equipa

Os Prémios®PlayStation estão incluídos no programa PlayStation®Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.

O programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

  • PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo
  • PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®
  • Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Neste momento, o projeto vencedor da 1ª edição, Strikers Edge, está a ser desenvolvido para a PS4®
  • Games Camp: na Factoría Cultural do Matadero de Madrid, numa incubadora de indústrias criativas, estão integradas cinco equipas às quais foram fornecidos kits de desenvolvimento para a PS4®, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento de cada jogo. O objetivo é publicar anualmente cinco títulos para a PS4®
  • PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4®
  • Mais informações sobre como participar em http://premiosplaystation.com

Ver vídeo de apresentação Seguir no no Facebook

Para mais informações, por favor contacta:

Sony Computer Entertainment Europe

Adagietto

Coordenação Pedagógica

M&ACKT
MEDIA AND ARTS CENTRE FOR KNOWLEDGE TRANSFER

Horário

Coordenação Pedagógica

  • Manhã
    10:00 - 13:00
  • Tarde
    15:00 - 18:00

M&ACKT
Media and Arts Centre for Knowledge Transfer

  • Manhã
    9:00 - 13:00
  • Tarde
    14:30 - 17:00

Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749 - 024 Lisboa. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia
Direitos de autor © 2022 Cinema e Artes | Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Todos os direitos reservados.